You Are Here: Home » Dicas » Prova de português para concurso – dicas

Prova de português para concurso – dicas

As provas de português dos concursos públicos não costumam ser as mais fáceis. Isso porque, geralmente, as questões cobram bem mais do que é ensinado nas salas de aula. Aliás, os concursos tem que cada vez mais exigido que os candidatos tenham capacidade de raciocínio controle emocional, atenção, senso de orientação diante de situações difíceis e estressantes, entre outros.

Making Notes from Book

Dificuldades enfrentadas das provas de Português

Além do nervosismo, o que muito atrapalha um candidato de concurso na hora da prova é a falta de conhecimento sobre o conteúdo da prova, como as matérias mais pedidas. Outra questão apontada pelos professores é que os candidatos não sabem interpretar as questões.

Por isso, os professores também recomendam que não adianta nada o candidato apenas comprar uma Gramática. É preciso pedir ajuda a pessoas que saibam um pouco mais da disciplina e, bem como, é importante que o candidato faça algumas provas de concursos anteriores. Estas provas podem ser adquiridas em publicações vendidas em livrarias e bancas de jornais, e também são disponibilizadas na internet.

Dependendo da área para qual você irá prestar concurso, o Português é a matéria de maior peso e, por isso, você irá precisar dedicar boas horas do seu estudo para esta disciplina que, para muitas pessoas, é tão vilã quanto a Matemática.

Além de redação, as provas de concursos para as áreas de humanas, por exemplo, cobram que o aluno saiba interpretar e resolver questões relacionadas a “Estrutura Sintática”, “Termos Integrantes da Oração”, “Vozes Verbais”, “Termos da Oração”, “Sintaxe de Período e o Estudo das Conjunções”, “Concordância Verbal”, “Concordância Nominal”, “Crase”, “Pontuação” e “Coerência e Coesão Textual”.

FiqueExam atento as questões que avaliam não apenas as ideias contidas no texto, mas exigem conhecimentos de sintaxe (coordenação, subordinação, concordância, regência), de semântica (significado das palavras) , de lógica (coerência)e de concatenação entre as partes (coesão).

Quando o assunto são as áreas ligadas a compreensão e interpretação do texto, os concursos cobram que sejam feitos textos dissertativos, sobre temas da atualidade, predominando a linguagem denotativa sobre a conotativa.

Dicas para você se dar bem na prova de Português

Saiba interpretar: Saber interpretar as questões em uma prova de Português é fundamental para o acerto da questão.  Lembre-se:  a compreensão de um texto está ligada ao domínio do vocabulário, da ideia básica

Estude os autores indicados no edital: Os editais costumam sugerir que o aluno prefira alguns autores a outros. Siga esta indicação. Geralmente, para as provas de Português são cobrados autores renomados como Domingos Paschoal Cegalla, Evanildo Bechara e Rocha Lima. Pense que, não é a toa que as obras de certos autores são indicadas. Se elas estão no edital, é porque podem cair questões de determinado livro na prova;

Organize o material a ser estudada: O conteúdo programático da prova de Português é muito extenso, por isso,  é importante que você separe seu estudo por temas e que, a cada lição aprendida, faça exercícios como forma de fixar o conteúdo. Resumos e revisões também devem ser feitos.

Fuja do “decoreba”: De nada adianta você saber toda a regra de crase, por exemplo, se você não sabe aplicá-la. Memorizar pura e simplesmente, sem compreender a matéria é o maior erro de um candidato

Escreva: Lembre que além da prova objetiva, o concurso contempla duas questões dissertativas específicas e redação. Isso significa que de nada adianta você acertar todas as questões objetivas e não conseguir tirar a nota mínima na prova aberta. Isso significa que você precisa treinar a escrita e redação em casa.

Leave a Comment

© 2011 Powered By Quero passar em concurso público

Scroll to top